Água é de todos

Lançada inicialmente em 2008, a Campanha “Água é de todos” foi relançada no passado dia 29 de Julho por 10 organizações que constituem a Comissão Promotora. Alargando-se a mais de cem organizações e movimentos, a Campanha é hoje um espaço incontornável em defesa da água pública.

As nossas razões, compromissos e objectivos são claros:

Fortalecer e intensificar a defesa da fruição da água e do saneamento por todas as pessoas, face ao crescente e violento ataque ao direito universal à água em Portugal.

Defender a propriedade e a gestão pública da água como recurso estratégico, meio ecológico essencial à vida e factor sanitário fundamental, bem como das infraestruturas e serviços de água.

Combater os objectivos do actual governo de privatizações de sectores, recursos e serviços estratégicos, com ênfase para a concessão e alienação dos monopólios naturais da água e dos serviços de água e em particular a anunciada privatização do grupo Águas de Portugal, caminho que, tal como outros exemplos de venda de sectores estratégicos confirma, tornaria o país ainda mais dependente, injusto e desigual,

Exigir a continuação e o reforço do investimento nos sistemas de água, saneamento e tratamento de águas residuais, melhorando a elevação dos níveis de cobertura, a qualidade de vida das populações e a protecção das nossas águas e aquíferos.

Afirmar claramente que a água não é um bem mercantilizável e exigir a manutenção dos serviços de água sob propriedade e gestão públicas e sem fins lucrativos.

O lançamento da Iniciativa Legislativa de Cidadãos, a primeira neste domínio, constitui um enorme desafio. Devendo ser subscrita no mínimo por 35 mil cidadãos, este é um número que importa ultrapassar largamente. Mas isso será possível com o apoio de todos!

De todos os que consideram que a água é um bem público, é um direito de cidadania.

http://www.aguadetodos.com/